“Menos tempo calculando doses, mais tempo cuidando das crianças”.
Este é o lema do pediajuda®, um aplicativo para facilitar a vida dos médicos que atendem crianças, sejam pediatras, médicos de família, otorrinolaringologistas, oftalmologistas, anestesistas, ortopedistas...
Essa história começa em 2015: eu estava ministrando uma aula de atualização para pediatras, o tema era manejo da hipocalemia.
Demonstrava todos os cálculos e as preocupações que devemos ter na reposição endovenosa de potássio em crianças.
Já tinha tentado explicar de diversas formas, mas os alunos pareciam não estar entendendo nada... muitos cálculos, muitas regras, muita dificuldade até chegar em uma resposta.
Enquanto eu aguardava os alunos resolverem mais um caso clínico, um pensamento começou a dominar minha mente:
“Será que não tem um aplicativo que já dá o resultado pronto para nós? Quanto tempo otimizaríamos em nossos plantões sem precisar fazer esses cálculos?” E assim nasceu a ideia que deu origem ao pediajuda.
Sou Rafael Yanes, tenho graduação em medicina e residência em pediatria pela Universidade de São Paulo (USP).
Como a maioria dos pediatras, comecei a minha vida profissional dando muito plantão em pronto socorro, encarando portas lotadas e tendo que resolver os problemas de uma forma rápida e eficiente.
Ao mesmo tempo, desde muito cedo me envolvi com a formação de alunos e residentes, tomando gosto por ensinar.
Querendo encontrar formas de facilitar o meu trabalho, e a vida de meus colegas e alunos, surge a inspiração para a criação do aplicativo pediajuda®. Mas qualquer grande projeto só se concretiza quando temos apoio.
O primeiro, e maior desses apoios, foi da minha esposa Paolla Marcelino, que ouviu a ideia em 2017 e, com seu faro aguçado de publicitária, teve a certeza de que seria um sucesso. Ela chamou o Sergio Fiorotti, um programador de mão cheia, que topou a loucura de programar diversos cálculos que ele nem tem a exata dimensão do que significa.
E assim o pediajuda começava a sair do papel.
O pensamento inicial era fornecer cálculo de soros para reposições hídricas e eletrolíticas.
Rapidamente ficou claro que a plataforma que estávamos criando permitiria voos muito mais altos.
“E se calculasse doses de medicações?” Assim surgia o maior desafio: criar um bulário confiável e preciso, com informações úteis para o dia a dia.
Foram quase 5 anos gerando conteúdo...
O trabalho foi árduo, mas valeu a pena. Temos um aplicativo voltado para médicos que cuidam de crianças, seja de forma esporádica ou frequente.
Está disponível o cálculo automático de 18 diferentes tipos de reposições hídricas e eletrolíticas baseadas no peso da criança e, em alguns casos, nos exames laboratoriais mais recentes.
São fornecidos dados sobre mais de 600 medicamentos, a maioria com dose já calculada pelo peso e idade do paciente, e com informações sobre as possíveis via de administração, o intervalo entre doses, as indicações clínicas, os principais pontos de atenção de cada droga e se há necessidade de ajuste por função renal.
São indicadas as apresentações comerciais mais frequentes e a disponibilidade dessas medicações na rede pública.
E mais, todos os medicamentos com dose calculada limitada pela dose máxima permitida.
E esse é só o começo, muito em breve traremos mais novidades.
Para mais informações procure nossas redes sociais:
Sites: www.pediajuda.com.br
Instagram: @pediajuda
Facebook: Pediajuda
Responsável Médico:
Rafael Yanes Rodrigues da Silva
CRM-SP: 135.156
RQE: 38.728